terça-feira, 31 de julho de 2012

A CONQUISTA DOS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS


As formas de violência contra o índio

O conquistador Europeu usou tres formas de violência contra os povos nativos.


Violência Militar
Violência Econômica
Violência Cultural
Morte e terror pelas armas,que eram superiores às dos povos pré colombianos.
Desorganização da produtividade indígena.O conquistador europeu impôs aos povos costumes que modificavam o modo de vida dos índios.Populações aprisionadas,deslocadas de suas nações de origem,forçadas a trabalhar como Escravos.Deslocados de seu meio natural,os índios sofreram abalos na alimentação,no ritmo de trabalho a economia indígena foi destruída.
Uso do cavalo:o cavalo dava + mobilidade ao conquistador e era um animal desconhecido para os nativos,e despertava grande pavor.

1. VOCÊ CONCORDA QUE OS ÍNDIOS SOFRERAM PRECONCEITO E RACISMO PELOS ESPANHÓIS/ EXPLIQUE.
2.QUAIS OS TIPOS DE VIOLÊNCIAS QUE OS ÍNDIOS SOFRERAM NA ÉPOCA DAS CONQUISTAS EUROPÉIAS?
3. OS POVOS INDÍGENAS DE HOJE SOFREM VIOLÊNCIAS? JUSTIFIQUE.

QUAL É A VERDADEIRA IMPORTÂNCIA DO ESTUDO?

qual-a-verdadeira-importancia-do-estudo.jpg
Estudar é o meio que o homem  encontrou para adquirir conhecimento, ao longo da história podemos perceber que isso foi feito de diversas maneiras. É com base nos estudos que o mundo conseguiu o suporte necessário para a sua evolução, sem ele não se saberia a cura de inúmeras doenças e os humanos não teriam desenvolvido suas idéias.
Já está claro que somente através dos estudos uma pessoa é capaz de progredir, ou seja, ela deve possuir conhecimentos para desempenhar uma função no mercado de trabalho ou também para ter um destaque dentro da sociedade. Antigamente os estudos eram limitados apenas para a elite, mas hoje essa realidade é bem diferente, já que todos temos direito a freqüentar uma escola.
Entretanto, nem todas as pessoas sabem estudar, elas passam pela escola sem que consigam desenvolver as técnicas relacionadas a essa prática. O estudo não é feito somente através da leitura, ele precisa se basear em análise, aprofundamento e resolução de exercícios que favoreçam a memorização do conteúdo.
1. CONFORME O TEXTO POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR?
2. VOCÊ CONCORDA COM O TEXTO? JUSTIFIQUE A SUA RESPOSTA.

domingo, 29 de julho de 2012

OLMECAS

ESCULTURA OLMECA
ESCRITA OLMECA
                 

 As práticas comerciais tornaram a sociedade hierarquizada, com sofisticada organização política e social. Além de integração, havia migração entre as cidades e nasceram novos tipos de profissionais, como escultores lapidadores e outros.

Durante este período foram ali erigidos vários complexos cerimoniais, entre os quais a Grande Pirâmide.


Os olmecas poderão ter sido a primeira civilização do hemisfério ocidental a desenvolver um sistema de escrita. Símbolos descobertos em 2002 e 2006 foram datados de 650 a.C. e 900 a.C. respectivamente, precedendo a mais antiga escrita zapoteca datada de 500 a.C..

A descoberta de 2002 no sítio arqueológico de San Andrés, em Tabasco, mostra uma ave, rolos de discurso, e glifos semelhantes aos hieroglifos maias posteriores.

Conhecida como o bloco de Cascajal, a descoberta de 2006 feita num local próximo de San Lorenzo, mostra um conjunto de 62 símbolos, 28 dos quais são únicos, gravados num bloco de serpentina. Um grande número de arqueólogos proeminentes considerou que esta descoberta será "a mais antiga escrita pré-colombiana". Outros permanecem cépticos por causa da singularidade desta pedra, que está no facto de ter sido removida de qualquer contexto arqueológico, e porque não apresenta qualquer semelhança aparente com qualquer outro sistema de escrita mesoamericano.

Existem também glifos mais tardios bem estudados conhecidos como epiolmecas, e apesar de existir quem creia que a escrita epiolmeca poderá representar um escrita de transição entre a escrita olmeca mais antiga e a escrita maia, tal conclusão não é consensual.

terça-feira, 17 de julho de 2012

PESQUISA DIVULGA ALUNOS COM ACESSO À INTERNET




ALUNOS DO FUNDAMENTAL (6º -8º) COM ACESSO À INTERNET EM CASA

SIM: 32%
NÃO: 68%


ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM ACESSO À INTERNET EM CASA

SIM: 40%
NÃO: 60%



TOTAL DE ALUNOS COM ACESSO À INTERNET EM CASA

SIM: 35%
NÃO:65%


OBS. Foram entrevistados 235 alunos da Escola de Educação Básica Bertino Silva no segundo bimestre de 2012

1.EXPLIQUE O QUE DIZ O DESENHO ACIMA.
2.EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE O RESULTADO DA PESQUISA.
3.VOCÊ ACHA QUE A INTERNET PODE AJUDAR OU PREJUDICAR OS ESTUDOS? JUSTIFIQUE.

quarta-feira, 11 de julho de 2012