sexta-feira, 3 de agosto de 2012

É VERDADE QUE O MUNDO VAI ACABAR?

Os maias, povo que viviam no México e na América Central são apontados como culpados por afirmar que o mundo vai acabar. A verdade é que nunca tal povo deixou registros sobre o fim do nosso planeta.
poucas civilizações deixaram conhecimentos tão valiosos em áreas como astronomia, matemática e arquitetura como os maias. Dedicavam seu tempo para observar as estrelas e criaram um calendário astronômico. Detalhe: sem tecnologia de telescópios e satélites. Os maias organizavam o tempo em eras, compostas por 5.125 anos cada uma. Só que para eles, o fim de uma era significava o início de outra, em uma constante renovação. As datas eram apenas referências para indicar a passagem dos dias. Assim para eles, o mundo não acabava, e, sim, o propósito de cada pessoa nele, quando essa pessoa morria.
A confusão é que cientistas encontraram inscrições em peças, que traduzidas significam 21 de dezembro de 2012. Para os maias esta data representava o fim de uma era e não o fim do mundo como entenderam alguns pesquisadores.
Mas, agora, que você já sabe que o fim do mundo não está próximo, essa informação pode ajudar a desfazer o mal-entendido. Afinal, se cuidarmos bem dele, o nosso planeta vai ficar firme muito tempo.

Fonte: Orlando Casares, Instituto Nacional de Antropologia e História
Elisa Martins, especial para Ciência Hoje das Crianças.

1. ESCREVA O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE O FIM DO MUNDO.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O DOM DA LIBERDADE



O exercício da liberdade não implica o direito de dizer e fazer tudo. É falso pretender que o homem, sujeito da liberdade, baste a si mesmo, tendo por fim a satisfação de seu próprio interesse no gozo dos bens terrenos" (Cat 1740). Se pararmos para refletir sobre realidades que nos cercam, veremos que o mau uso da liberdade causou uma inversão de valores; o homem, criado livre, hoje é escravo do modismo e das paixões desordenadas. Hoje, o homem chama de bom o que, de fato, não é bom. Por exemplo, discute-se no país acerca da legalização do aborto, e questiona-se: "A mulher tem ou não direito de legislar sobre o seu próprio corpo e aquilo que acontece dentro dele?" Numa questão como essa, poderemos nos indagar: "O homem é de fato livre ou ele se tornou escravo do pecado a tal ponto que já não sabe optar sozinho por aquilo que o fará realmente feliz?"
O homem recebeu de Deus o poder de decisão (cf. Eclo 15,14), mas também recebeu a graça para que possa decidir-se pelo bem; buscar a sua essência, que é o amor.

1. TER LIBERDADE É TER O DIREITO DE DIZER E FAZER TUDO/ EXPLIQUE.