terça-feira, 29 de maio de 2012

CULTURA DOS POVOS DA MESOPOTÂMIA

A religião mesopotâmica era politeísta e antropomórfica. Cada cidade tinha seu deus, cultuando como todo poderoso e imortal. Os principais deuses eram: Anu, deus do céu; Shamash, deus do Sol e da justiça; Ishtar, deusa do amor; e Marduk, criador do céu, da Terra, dos rios e dos homens. 
Para eles a vida cotidiana e o futuro das pessoas podiam ser determinados pela posição dos astros no céu. Os sacerdotes se aproveitaram das crendices para divulgar a astrologia, elaborar os horóscopos e monopolizar as previsões diárias através da leitura dos astros.

Os mesopotâmicos utilizavam a escrita cuneiforme criada pelos sumérios. Essa escrita, como as demais, é uma extraordinária fonte histórica, pois, através da leitura das plaquetas que chegaram até nós, podemos conhecer parte das leis, da literatura, das criações científicas, das práticas comerciais e religiosas e do comportamento social dos povos que viveram entre os rios Tigre e Eufrades.
  
Os babilônicos acreditavam na existência de uma relação entre os astros e o destino dos homens, e, por isso mesmo, a astronomia era sua ciência predileta. Eles foram os primeiros a fazer a distição entre planetas e estrelas, a observar várias fases da Lua, os eclipses e etc. Criaram os sígnos do zodíaco, dividiram o ano em 12 meses, a semana em 7 dias e o dia em 12 horas duplas.
Foram também os principais responsáveis pelo desenvolvimento da matemática.

COMPARE A CIVILIZAÇÃO MESOPOTÂMICA COM A EGÍPCIA.
EM QUE PAÍS ATUAL EXISTIA A ANTIGA MESOPOTÂMIA?

18 comentários:

  1. bom os povos da mesopotanea tinham varias culturas umas delas é acreditar na vida após a morte,eles acreditavan em varios deuses.

    Natalia beatriz dias.

    ResponderExcluir
  2. bom os povos da mesopotanea tinham varias culturas umas delas é acreditar na vida após a morte,eles acreditavan em varios deuses.

    Natalia beatriz dias.

    ResponderExcluir
  3. Eles eram politeistas,porém acreditavam em varios Deuses.
    Eles também tinham suas crenças e mitos.Os mesopotanicos eram bem parecidos com os egipcios.




    ASS:Luisa e Emily

    ResponderExcluir
  4. Eles foram os primeiros a fazer a distição entre planetas e estrelas, a observar várias fases da Lua, os eclipses e etc. Criaram os sígnos do zodíaco, dividiram o ano em 12 meses, a semana em 7 dias e o dia em 12 horas duplas.
    Foram também os principais responsáveis pelo desenvolvimento da matemática.

    Mateus

    ResponderExcluir
  5. os antigos egipcios tinham varias crenças algumas delas eram acreditar em varios deuses.
    alguns delçes eram horus,osiris,e outros
    karla

    ResponderExcluir
  6. os antigos egipcios tinham varias crenças algumas delas eram acreditar em varios deuses.
    alguns delçes eram horus,osiris,e outros
    karla

    ResponderExcluir
  7. . Eles foram os primeiros a fazer a distição entre planetas e estrelas, a observar várias fases da Lua, os eclipses e etc. Criaram os sígnos do zodíaco, dividiram o ano em 12 meses, a semana em 7 dias e o dia em 12 horas duplas. . Eles foram os primeiros a fazer a distição entre planetas e estrelas, a observar várias fases da Lua, os eclipses e etc. Criaram os sígnos do zodíaco, dividiram o ano em 12 meses, a semana em 7 dias e o dia em 12 horas duplas. . Eles foram os primeiros a fazer a distição entre planetas e estrelas, a observar várias fases da Lua, os eclipses e etc. Criaram os sígnos do zodíaco, dividiram o ano em 12 meses, a semana em 7 dias e o dia em 12 horas duplas. . Eles foram os primeiros a fazer a distição entre planetas e estrelas, a observar várias fases da Lua, os eclipses e etc. Criaram os sígnos do zodíaco, dividiram o ano em 12 meses, a semana em 7 dias e o dia em 12 horas duplas. gustavo becker

    ResponderExcluir
  8. Ambas as duas tinham seus Deuses,os primeiros a fazer a distição entre planetas e estrelas, a observar várias fases da Lua, os eclipses etc.


    ALUNO: BRUNO MARIAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambas as civilizações eram políteistas ou seja acreditavam em varios deuses e os rios Nilo,Eufrates e Tigre eram usados para a irrigação e trasporte do comércio e de pessoas eles aprenderam a ver eclipses e desenvolveram os primeiros tipos de calendários e também desenvolveram os produtos artesanais que pra muitos era a fonte de sua renda a sociedade era dividida em classes que eram feitos desde de Reis até Camponeses e Escravos.A Mesopotãmia Antiga hoje é localizada na cidade de Israel.

      Ass: Júlia Eduarda Felipus

      Excluir
  9. ELES FIZERAM A DISTIÇÃO ENTRE AS ESTRELAS .E OBSERVARAM VARIAS FASES DA LUA E OS ECLIPS.DIVIDIRAM OS ANOS EM 12 MESES AS SEMANAS EM 7 DIAS OS DIS EM 24 HORAS ETC...E TAMBÉM FORAM OS PRIMEIROS A DIVIDIR OS PLANETAS E AS ESTRELAS E ETC...

    VANESSA ESTEFANI SCHAFFER

    ResponderExcluir
  10. A semelhança entre os rios Tigre,Eufrates e Nilo que quando enchiam deixavam o humus q fertilizava a terra ficava fertil para a agricultura o governo era passadA DE geraçao a geraçao e tinha um mandante.
    ass;eduardo schvambach

    ResponderExcluir
  11. Eles acriaram os signos do zodiaco,eles distriçaodas estrelas e da lua.

    ass;BRUNA KOENIG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era semelhate nos rios que era usado para irrigação de plantas e comsumo humano
      nomes:luiz gustavo,iuri

      Excluir
    2. era semelhate nos rios que era usado para irrigação de plantas e comsumo humano
      nomes:luiz gustavo,iuri

      Excluir
  12. A religião da mosepotãnia era politeista antropomórfica.

    Jefersson

    ResponderExcluir
  13. eles fizeram a distinção das estrelas ,eles obrsevaram varias fases da lua ,dividiram os anos em 12 meses os meses em 28,30 e 31 dias
    as semanas em 7 dias e os dias em 24 horas etc...Foram os primeiros a dividir os planeta as contelaçoes e as estrelas
    valéria Kreusch

    ResponderExcluir
  14. A religiao da mesopotamia era politeista antropomorfica.
    Welinton amorim braun.

    ResponderExcluir
  15. A SEMELHANÇA ENTRE OS RIOS TIGRES EUTRATES E NILO QUE QUANDO ENCHIAN DEIXAVAM OS HUMUS QUE FERTILIZAVAM .

    ARIANI E ALESSANDRA

    ResponderExcluir